Em 2019 fomos procurados pelos proprietários do Restaurante Nostro Babbo, localizado à área continental de Florianópolis. Os sócios nos informaram que o restaurante estava passando por sérias dificuldades, que se tornavam cada vez maiores com o passar do tempo. A negatividade já estava instalada no ambiente e, se nada fosse feito, teriam de fechar o restaurante. Era preciso salvar o negócio.
Veja a seguir os desafios e diagnósticos, soluções implementadas e os resultados alcançados após os 6 primeiros meses de consultoria junto ao restaurante.
O estabelecimento está localizado em uma movimentada avenida do bairro Estreito, área continental de Florianópolis/SC, cercado por comércios e prédios comerciais. Trabalha com sistema self-service (buffet) no horário de almoço, de segunda à sexta-feira.
1. Ausência de controle financeiro e conhecimento da lucratividade da operação
2. Baixo faturamento para a estrutura de custos existente
3. Descontos excessivos sem o devido planejamento
Com as despesas existentes de estrutura, como aluguel e manutenção, por exemplo, e de pessoal, o baixo faturamento não era suficiente para gerar lucro. Além disso, a empresa tinha parcelas de dívidas muito altas, o que diminuía ainda mais a possibilidade de gerar lucro.
A organização dos registros financeiros permitiu mensurarmos a lucratividade do restaurante e constatar o prejuízo e também o impacto das altas parcelas dos empréstimos.
Uma boa parte do fluxo de clientes tinha um convênio cujo desconto era bastante prejudicial para o restaurante. No contexto do momento era compreensível o receio de retirar os descontos. A empresa encontrava-se em uma situação onde tinha que manter preços baixos para não perder clientes, mas isso limitava a qualidade da comida e do serviço.
Após ajustarmos os preços e descontos, gerou-se no curto prazo uma perda de clientes. Por isso, foi essencial buscarmos novos clientes. Constatamos a hipótese de que a visibilidade do restaurante era ruim e que, apesar do fluxo muito alto na avenida, havia muitas pessoas das redondezas do restaurante que não o conheciam.
Nossa equipe conversou com pessoas do bairro e realizou panfletagens junto à equipe do restaurante. Esses contatos confirmaram que havia um grande número de pessoas que desconheciam o restaurante.
Além de captar novos clientes é preciso fidelizá-los. Avaliando concorrentes e realizando uma pesquisa de satisfação com os clientes identificamos alguns pontos de melhoria. Principais iniciativas:
• Aumento da variedade do buffet
• Melhoria da apresentação das carnes
• Manutenção do bom atendimento
A organização dos registros financeiros permitiu mensurarmos a lucratividade do restaurante e constatar o prejuízo e também o impacto das altas parcelas dos empréstimos.
Uma boa parte do fluxo de clientes tinha um convênio cujo desconto era bastante prejudicial para o restaurante. No contexto do momento era compreensível o receio de retirar os descontos. A empresa encontrava-se em uma situação onde tinha que manter preços baixos para não perder clientes, mas isso limitava a qualidade da comida e do serviço.
Após ajustarmos os preços e descontos, gerou-se no curto prazo uma perda de clientes. Por isso, foi essencial buscarmos novos clientes. Constatamos a hipótese de que a visibilidade do restaurante era ruim e que, apesar do fluxo muito alto na avenida, havia muitas pessoas das redondezas do restaurante que não o conheciam.
Nossa equipe conversou com pessoas do bairro e realizou panfletagens junto à equipe do restaurante. Esses contatos confirmaram que havia um grande número de pessoas que desconheciam o restaurante.
Além de captar novos clientes é preciso fidelizá-los. Avaliando concorrentes e realizando uma pesquisa de satisfação com os clientes identificamos alguns pontos de melhoria. Principais iniciativas:
• Aumento da variedade do buffet
• Melhoria da apresentação das carnes
• Manutenção do bom atendimento
Apresentamos a seguir os principais resultados alcançados após os 6 primeiros meses de consultoria junto ao restaurante Nostro Babbo.
(de -2,0% para 6,7%)
(de 4,6% para 11,7%)
*O NPS, Net Promoter Score, é um indicador utilizado amplamente para mensurar a satisfação de clientes. O percentual resultante representa o % de clientes “promotores” da marca subtraído dos “detratores” da marca.
Apresentamos a seguir os principais resultados alcançados após os 6 primeiros meses de consultoria junto ao restaurante Nostro Babbo.
(de -2,0% para 6,7%)
(de 4,6% para 11,7%)
*O NPS, Net Promoter Score, é um indicador utilizado amplamente para mensurar a satisfação de clientes. O percentual resultante representa o % de clientes “promotores” da marca subtraído dos “detratores” da marca.
O trabalho junto à equipe do Restaurante Nostro Babbo continua, com muitos desafios pela frente.
Ao olhar para esta foto, ficamos muito felizes em ver que o ambiente da empresa mudou pra melhor, que o restaurante está novamente no caminho da prosperidade e que, principalmente, as pessoas estão mais felizes. Agradecemos aos proprietários do Nostro Babbo pela oportunidade e confiança!
O trabalho junto à equipe do Restaurante Nostro Babbo continua, com muitos desafios pela frente.
Ao olhar para a foto acima, ficamos muito felizes em ver que o ambiente da empresa mudou pra melhor, que o restaurante está novamente no caminho da prosperidade e que, principalmente, as pessoas estão mais felizes.
Agradecemos aos proprietários do Nostro Babbo pela oportunidade e confiança!
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