CASE DE SUCESSO

RESTAURANTE TEVE AUMENTO DE 34% NO FATURAMENTO MÉDIO DIÁRIO COM PROJETO DE CONSULTORIA

Em um cenário desafiador conseguimos, após um intenso trabalho de melhoria da Gestão Financeira, Operacional e Comercial, recolocar o estabelecimento no caminho da prosperidade.

Em 2019 fomos procurados pelos proprietários do Restaurante Nostro Babbo, localizado à área continental de Florianópolis. Os sócios nos informaram que o restaurante estava passando por sérias dificuldades, que se tornavam cada vez maiores com o passar do tempo. A negatividade já estava instalada no ambiente e, se nada fosse feito, teriam de fechar o restaurante. Era preciso salvar o negócio.

Veja a seguir os desafios e diagnósticos, soluções implementadas e os resultados alcançados após os 6 primeiros meses de consultoria junto ao restaurante.

DESAFIOS

Contexto

O estabelecimento está localizado em uma movimentada avenida do bairro Estreito, área continental de Florianópolis/SC, cercado por comércios e prédios comerciais. Trabalha com sistema self-service (buffet) no horário de almoço, de segunda à sexta-feira.

Principais dores dos proprietários

  • Não ver o dinheiro no final do mês;
  • Alto grau de endividamento.

PROBLEMAS DIAGNOSTICADOS

1. Ausência de controle financeiro e conhecimento da lucratividade da operação

  • Ausência de registros e análises que quantificavam o lucro ou prejuízo por mês;
  • Operação do restaurante estava dando prejuízo, trabalhando abaixo do ponto de equilíbrio;
  • Pagamento de parcelas de dívidas reduziam ainda mais o caixa da empresa.

2. Baixo faturamento para a estrutura de custos existente

  • Sem ações para aumentar as vendas;
  • Sinalização e comunicação externa deficiente;
  • Não havia mensuração do nível de satisfação dos consumidores;
  • Concorrência elevada nas proximidades do restaurante.

3. Descontos excessivos sem o devido planejamento

  • Conveniados consumiam buffet livre de maneira exclusiva, por preços extremamente baixos.

Em resumo: não sobrava dinheiro no restaurante no fim do mês.

Com as despesas existentes de estrutura, como aluguel e manutenção, por exemplo, e de pessoal, o baixo faturamento não era suficiente para gerar lucro. Além disso, a empresa tinha parcelas de dívidas muito altas, o que diminuía ainda mais a possibilidade de gerar lucro.

SOLUÇÕES

Estruturação da Gestão Financeira do restaurante

  • Registro e categorização das entradas e saídas;
  • Visibilidade da saúde financeira do restaurante;
  • Troca das dívidas para redução de juros e redução das parcelas mensais.
A organização dos registros financeiros permitiu mensurarmos a lucratividade do restaurante e constatar o prejuízo e também o impacto das altas parcelas dos empréstimos.

Mudanças nos preços e descontos

  • Redução dos descontos nos convênios com empresas;
  • Estudo de viabilidade e implementação de buffet livre para todos os consumidores.
Uma boa parte do fluxo de clientes tinha um convênio cujo desconto era bastante prejudicial para o restaurante. No contexto do momento era compreensível o receio de retirar os descontos. A empresa encontrava-se em uma situação onde tinha que manter preços baixos para não perder clientes, mas isso limitava a qualidade da comida e do serviço.

Ações para captação de novos clientes

  • Melhoria da sinalização para aproveitamento do fluxo da avenida (flag banner, banner);
  • Ações de panfletagem no bairro.
Após ajustarmos os preços e descontos, gerou-se no curto prazo uma perda de clientes. Por isso, foi essencial buscarmos novos clientes. Constatamos a hipótese de que a visibilidade do restaurante era ruim e que, apesar do fluxo muito alto na avenida, havia muitas pessoas das redondezas do restaurante que não o conheciam.

Nossa equipe conversou com pessoas do bairro e realizou panfletagens junto à equipe do restaurante. Esses contatos confirmaram que havia um grande número de pessoas que desconheciam o restaurante.

Ações para aumentar a fidelização dos clientes

  • Análise de concorrentes – Definição de pontos a melhorar e ações para diferenciação;
  • Pesquisa de satisfação e ações para aumentar fidelização;
  • Implantação do cartão fidelidade.
Além de captar novos clientes é preciso fidelizá-los. Avaliando concorrentes e realizando uma pesquisa de satisfação com os clientes identificamos alguns pontos de melhoria. Principais iniciativas:
• Aumento da variedade do buffet
• Melhoria da apresentação das carnes
• Manutenção do bom atendimento

SOLUÇÕES

Estruturação da Gestão Financeira do restaurante

  • Registro e categorização das entradas e saídas;
  • Visibilidade da saúde financeira do restaurante;
  • Troca das dívidas para redução de juros e redução das parcelas mensais.
A organização dos registros financeiros permitiu mensurarmos a lucratividade do restaurante e constatar o prejuízo e também o impacto das altas parcelas dos empréstimos.

Mudanças nos preços e descontos

  • Redução dos descontos nos convênios com empresas;
  • Estudo de viabilidade e implementação de buffet livre para todos os consumidores.
Uma boa parte do fluxo de clientes tinha um convênio cujo desconto era bastante prejudicial para o restaurante. No contexto do momento era compreensível o receio de retirar os descontos. A empresa encontrava-se em uma situação onde tinha que manter preços baixos para não perder clientes, mas isso limitava a qualidade da comida e do serviço.

Ações para captação de novos clientes

  • Melhoria da sinalização para aproveitamento do fluxo da avenida (flag banner, banner);
  • Ações de panfletagem no bairro.
Após ajustarmos os preços e descontos, gerou-se no curto prazo uma perda de clientes. Por isso, foi essencial buscarmos novos clientes. Constatamos a hipótese de que a visibilidade do restaurante era ruim e que, apesar do fluxo muito alto na avenida, havia muitas pessoas das redondezas do restaurante que não o conheciam.

Nossa equipe conversou com pessoas do bairro e realizou panfletagens junto à equipe do restaurante. Esses contatos confirmaram que havia um grande número de pessoas que desconheciam o restaurante.

Ações para aumentar a fidelização dos clientes

  • Análise de concorrentes – Definição de pontos a melhorar e ações para diferenciação;
  • Pesquisa de satisfação e ações para aumentar fidelização;
  • Implantação do cartão fidelidade.
Além de captar novos clientes é preciso fidelizá-los. Avaliando concorrentes e realizando uma pesquisa de satisfação com os clientes identificamos alguns pontos de melhoria. Principais iniciativas:
• Aumento da variedade do buffet
• Melhoria da apresentação das carnes
• Manutenção do bom atendimento

PRINCIPAIS RESULTADOS ALCANÇADOS

Apresentamos a seguir os principais resultados alcançados após os 6 primeiros meses de consultoria junto ao restaurante Nostro Babbo.

Aumento faturamento médio diário: +34,1%
Aumento do faturamento médio mensal: +21,7%
Aumento do lucro líquido: +8,7%

(de -2,0% para 6,7%)

Aumento do lucro da operação do restaurante: +7,1%

(de 4,6% para 11,7%)

Redução do valor das parcelas de dívidas: -35,7%

Após 3 meses de trabalho, conseguimos auxiliar o restaurante a atingir seu ponto de equilíbrio.

Com as mudanças, o nível de satisfação (NPS*) aumentou em 16 pontos percentuais.

*O NPS, Net Promoter Score, é um indicador utilizado amplamente para mensurar a satisfação de clientes. O percentual resultante representa o % de clientes “promotores” da marca subtraído dos “detratores” da marca.

PRINCIPAIS RESULTADOS ALCANÇADOS

Apresentamos a seguir os principais resultados alcançados após os 6 primeiros meses de consultoria junto ao restaurante Nostro Babbo.

Aumento faturamento médio diário: +34,1%
Aumento do faturamento médio mensal: +21,7%
Aumento do lucro líquido: +8,7%

(de -2,0% para 6,7%)

Aumento do lucro da operação do restaurante: +7,1%

(de 4,6% para 11,7%)

Redução do valor das parcelas de dívidas: -35,7%

Após 3 meses de trabalho, conseguimos auxiliar o restaurante a atingir seu ponto de equilíbrio.

Com as mudanças, o nível de satisfação (NPS*) aumentou em 16 pontos percentuais.

*O NPS, Net Promoter Score, é um indicador utilizado amplamente para mensurar a satisfação de clientes. O percentual resultante representa o % de clientes “promotores” da marca subtraído dos “detratores” da marca.

O trabalho junto à equipe do Restaurante Nostro Babbo continua, com muitos desafios pela frente.

Ao olhar para esta foto, ficamos muito felizes em ver que o ambiente da empresa mudou pra melhor, que o restaurante está novamente no caminho da prosperidade e que, principalmente, as pessoas estão mais felizes. Agradecemos aos proprietários do Nostro Babbo pela oportunidade e confiança!

O trabalho junto à equipe do Restaurante Nostro Babbo continua, com muitos desafios pela frente.

Ao olhar para a foto acima, ficamos muito felizes em ver que o ambiente da empresa mudou pra melhor, que o restaurante está novamente no caminho da prosperidade e que, principalmente, as pessoas estão mais felizes.

Agradecemos aos proprietários do Nostro Babbo pela oportunidade e confiança!

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